O melhor presente que eu já recebi

Eu andei procurando esses dias se havia restado alguma de minhas bonecas de quando eu era criança para fazer uma doação, mas me surpreendi

De todos os brinquedos, bonecas, ursos de pelúcia, roupas, vídeo games que eu já tive (e olha que eu tinha muito amor nas minhas Barbies), não sobrou nada.

Marília Bontempo

Marília Bontempo

E isso me levou a uma reflexão: para onde vão os presentes que a gente dá para as nossas crianças? Pode ser um jogo, um celular, um tênis, uma boneca… Pode ser o mais caro ou o mais barato da loja… O brinquedo mais desejado… 

A verdade é que daqui a alguns anos, o próximo presente que você dará para seu filho estará no lixo. Quando muito bem aproveitado poderá ser doado. Quem sabe estará com algum priminho, com alguma outra família até então ir para o lixo.

E eu não estou querendo te desanimar quanto a seu filho, mas como alguém que lida há vários anos com educação e com crianças/jovens eu posso te assegurar: as coisas perdem para eles o valor muito rápido.

Eu costumo dizer que a sorte da minha vida foi ter estudado na primeira escola de eletrônica da América Latina. Aprendi a programar aos 14. Esse acabou se tornando o começo da minha carreira e definitivamente, foi o melhor presente que já ganhei.

É muito difícil encantar o jovem com equações, molaridade, futuro do pretérito, enfim… A vida hoje é muito rápida. O que não parece ter significado para eles no momento em que estão vivendo, dificilmente vai ser levado a sério.

Por outro lado eu posso te assegurar: quando a criança/ jovem de hoje se apaixona com algo, é até difícil fazer ele parar. Eu tenho a satisfação de ver isso nos meus alunos. Eles são apaixonados por programar. Muitas vezes respondo dúvidas sexta-feira, 22h da noite. Eu me pergunto quem está estudando para a escola nesse horário? Eu não sei, mas sei que o Andrew, por exemplo, está sempre devorando nossas aulas.

Ele é um menino de 8 anos. Ah, mas com 8 anos já dá para aprender a programar? Na Inglaterra, a programação é obrigatória na escola desde os 5! A gente começa com raciocínio lógico e vai evoluindo…

Esses dias recebi essa mensagem do Andrew:

É uma satisfação gigante quando a gente vê os resultados do Andrew. Já vi colegas meus de quando fiz faculdade travados em coisas que ele já está tirando de letra. Semana passada foi aniversário dele, fez 9 anos. 

Não sei o que ele ganhou de presente. Mas qualquer que tenha sido o presente, tenho a certeza de que nada jamais vai se comparar ao tamanho das oportunidades que eu já vejo para esse menino!

Eu não sei quando nem qual será o próximo presente que você dará a seu filho. Mas se eu tivesse a chance de dizer algo a cada mãe e a cada pai desse país eu diria que só a educação transforma

É só isso que a gente leva na mala.

Um abraço,

Marília Bontempo

PROJETEIROS. POR QUANTU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS. Av. Francisco Andrade Ribeiro, 543 – Família Andrade – Santa Rita do Sapucaí – MG. CNPJ: 23.855.876/0001-15 Fone: (35)99946-0658 | E-mail: contato@projeteiros.com.br