Tudo sobre sites em WordPress

Os sites em WordPress estão entre as principais opções dos empreendedores e profissionais de marketing que optam por criar um site ou blog grátis, com agilidade e sem mistérios.

sites wordpress - Tudo sobre sites em Wordpress

Quando se fala em criação de sites e blogs, o WordPress é uma das plataformas mais lembradas.

Em dados reais o WordPress possui 59,1% da fatia do mercado de sistemas de gerenciamento de conteúdo. Um dos seus concorrentes mais conhecidos, o Blogger, tem apenas 2,2%.

Essa ampla popularidade da plataforma WordPress é um dos principais motivos para que cada vez mais profissionais busquem conhecimentos para dominar a ferramenta.

No decorrer do texto vamos falar sobre:

  • O que é WordPress?

  • Como funciona o WordPress?

  • Quais as vantagens do WordPress?

Com essas informações você estará apto a criar o seu primeiro site no WordPress e usufruir de todas as vantagens da plataforma.

O que é WordPress?

Os sites em WordPress possuem um sistema de gerenciamento de conteúdo para a web, ou seja, uma interface em que é possível criar e editar páginas e posts.

Existem dois sites do grupo WordPress e aí começam as primeiras dúvidas. Em resumo, as diferenças entre eles são:

  • WordPress.com: é um serviço que oferece hospedagem de sites e blogs construídos com o software do WordPress. 

  • WordPress.org: é um site em que você pode baixar gratuitamente o código fonte da plataforma e instalar no seu próprio servidor

Como funciona o WordPress?

Com o WordPress você pode criar um site ou blog grátis em minutos, sem a necessidade de programar.

Vale ressaltar que os sites em WordPress apresentam muitas características e funções extras. Isso leva o usuário a instalar várias delas após conhecê-las.

Listamos abaixo as principais funções dos sites em WordPress:

  • Adicionar, programar e editar posts na própria plataforma, algo parecido com o que é feito no Microsoft Word;

  • Inserir e editar arquivos de mídia (imagens, vídeos);

  • Criar novas páginas, menus, categorias e tags para o site;

  • Moderação de comentários;

  • Acompanhamento de dados básicos de acesso;

  • Edição do layout;

  • Entre outras.

Quais são as vantagens do WordPress?

Se mesmo depois de ler tantos benefícios dos sites em WordPress você ainda não se convenceu a aprender e ser tornar um usuário, listamos abaixo as principais vantagens da plataforma:

wordpress - Tudo sobre sites em Wordpress

1. Você não precisa saber programar

A interface do sistema é simples e você não precisará estudar sobre códigos de programação para criar o seu site ou blog.

A própria plataforma possui diversas facilidades para te ajudar a configurar e gerenciar a sua página.

Mas é claro, vale ressaltar que estudar sobre a plataforma é de extrema importância para criar sites profissionais e que aproveitem todo o potencial do WordPress para te ajudar nas suas vendas.

2. Fácil instalação

A instalação tem duração de 5 a 10 minutos, uma vantagem entre os concorrentes. Todas as operações dos sites em WordPress prezam sempre pela agilidade.

3. Plugins e extensões

O objetivo dos plugins e extensões dos sites em WordPress é o de melhorar a experiência do usuário na plataforma.

Com eles você pode tornar o seu site mais rápido, se comunicar com a sua audiência, compartilhar os conteúdos nas redes sociais e melhorar a sua posição em mecanismos de busca como o Google.

4. Troca de templates

Os sites em WordPress permitem que você troque o design sem alterar os seus conteúdos, ou seja, sem prejudicar nada na sua página.

5. Aplicativo WordPress

Uma outra vantagem da plataforma é o acesso por meio de aplicativos móveis em smartphones. Dessa forma, você pode gerenciar o seu site na palma da sua mão.

criacao sites - Tudo sobre sites em Wordpress

O WordPress atende de projetos simples até a sistemas que comportam milhares de usuários. A plataforma se destaca pela facilidade, agilidade e por não exigir conhecimentos de programação.

Os sites em WordPress possuem uma infinidade de funcionalidades para que você coloque rapidamente em prática todas as estratégias do marketing digital do seu negócio.

Compartilhe esse post